top of page

A HISTÓIA DA COLOPROCTOLOGIA

  • cooproctors
  • 2 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

A coloproctologia é uma especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso (cólon), do reto e d

o ânus. Ela surgiu como uma ramificação da cirurgia geral, e se desenvolveu ao longo dos séculos com o avanço do conhecimento anatômico, fisiológico e terapêutico dessas regiões.



A origem da coloproctologia remonta à antiguidade, quando as civilizações egípcia, hebraica, grega e romana já se preocupavam com as afecções anorretais, como hemorroidas, fístulas, abscessos e fissuras. Eles utilizavam diversos métodos de diagnóstico e tratamento, desde remédios naturais até instrumentos cirúrgicos rudimentares. Alguns dos primeiros registros escritos sobre a coloproctologia estão no Papiro de Ebers, datado de 1550 a.C., que contém receitas para o tratamento de hemorroidas1, e na Bíblia, que menciona a doença hemorroidária como um castigo divino2.

No entanto, foi na Idade Média que a coloproctologia começou a se consolidar como uma especialidade médica, graças à contribuição de John Arderne (1307-1392), considerado o pai da proctologia. Ele foi um cirurgião inglês que escreveu o primeiro tratado sobre a proctologia, descrevendo o tratamento de fístula anal com uma técnica que ainda é usada hoje em dia2. Ele também foi o primeiro a usar anestesia local em suas operações, usando uma mistura de ópio e vinagre2.

Hoje em dia, a coloproctologia é uma especialidade reconhecida internacionalmente, que conta com sociedades científicas dedicadas à pesquisa, ensino e assistência aos pacientes. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia foi fundada em 19573, e a Sociedade Portuguesa de Coloproctologia em 1976. A coloproctologia abrange uma ampla gama de doenças e procedimentos, desde os mais simples até os mais complexos, envolvendo técnicas minimamente invasivas, robóticas e laparoscópicas. A coloproctologia é uma especialidade que visa promover a saúde e a qualidade de vida dos pacientes com problemas intestinais.

 
 
 

Comentários


bottom of page